Van Helsing lidera top 10 dos EUA com 54,2 mi na bilheterias

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 10 de maio de 2004 as 13:07, por: CdB

A lucrativa temporada de verão nas bilheterias dos Estados Unidos começou promissora neste domingo. Apesar das duras críticas, o filme “Van Helsing” assumiu a frente da lista, com venda de ingressos estimada em 54,2 milhões de dólares em seu primeiro final de semana, de acordo com sua distribuidora, a Universal Pictures.

O estúdio declarou que o filme está de acordo com suas expectativas, enquanto outros distribuidores disseram que qualquer coisa acima de 50 milhões já seria boa notícia.

No entanto, analistas da indústria cinematográfica afirmaram que o grande teste para a extravagância de efeitos especiais de “Van Helsing” será no próximo final de semana, quando disputará as bilheterias com o épico estrelado por Brad Pitt, “Tróia.” No ano passado, a segunda parte de “X-Men” abriu a temporada de verão com faturamento de 86 milhões de dólares.

“Van Helsing,” que a Universal diz ter gasto 160 milhões para produzir, trata das aventuras do caçador de monstros (interpretado por Hugh Jackman) e uma bela garota da Transilvânia (Kate Beckinsale), contra Drácula, o monstro de Frankenstein e um lobisomem. O filme foi escrito e dirigido por Stephen Sommers, responsáveis pelos dois filmes da “Múmia.”

Um porta-voz da Universal disse que o filme também faturou 53 milhões de dólares em 41 outros países, fazendo dele o melhor sucesso internacional do estúdio.

A Universal Pictures, hoje uma unidade da Vivendi Universal SA, está em processo de venda para a General Electric.

A lista dos 10 primeiros filmes contém outro lançamento, “New York Minute,” protagonizado pelas adolescentes milionárias Mary-Kate e Ashley Olsen. Iniciou no quarto lugar, com 6,2 milhões de faturamento, cifra tida como decepcionante por um executivo de sua distribuidora, Warner Bros. Pictures, parte da Warner Inc .

O campeão da semana passada, a comédia teen de Lindsay Lohan, “Mean Girls,” caiu para a segunda posição, com 14 milhões de dólares, seguida por “Man on Fire,” de Denzel Washington, com 7,9 milhões de dólares. A comédia romântica de Jennifer Garner, “13 Going on 30,” somou 5,5 milhões de dólares nas bilheterias.