Vacina contra o câncer de pulmão apresenta resultados

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 1 de novembro de 2004 as 14:35, por: CdB

A Sociedade Européia de Oncologia Médica (Esmo) informou, nesta segunda-feira, que a vacina desenvolvida para apoiar o sistema imunológico de doentes com câncer de pulmão avançado começou apresentar os primeiros resultados positivos.

Um estudo sobre a eficácia desse tratamento, feito com 171 pacientes, foi tão animador que parece justificado ampliá-lo em uma próxima fase.

As perspectivas de vida de mais de cinco anos depois do diagnóstico são de 10% nos pacientes com carcinoma pulmonar.

O tratamento fez total efeito em um grupo de doentes que sofriam de tumores crescidos que, no entanto, não tinham se espalhado para outros órgãos.

Os pacientes que receberam uma série de vacinas adicionais à quimioterapia sobreviveram mais tempo que os submetidos apenas à quimioterapia, e entre os vacinados que mostraram os melhores resultados, 60% sobreviveram dois anos e um deles mais de três anos e meio.

Segundo o pesquisador sueco Hakan Mellstedt, da Clínica Universitária Karolinska de Estocolmo, com a vacina também foram obtidos bons resultados contra câncer de cólon, câncer renal e o melanoma maligno.

No mesmo congresso, um grupo de pesquisadores britânicos afirmou que é possível combater o câncer de mama com Raloxifen, substância que era aplicada até agora contra a osteoporose depois da menopausa.