UnB traça mapa do transporte de cargas perigosas em rodovias do DF

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 4 de dezembro de 2006 as 17:02, por: CdB

Uma pesquisa da Universidade de Brasília (UnB) traçou o mapa do transporte de cargas perigosas nas rodovias do Distrito Federal. O levantamento mostrou que os líquidos inflamáveis são os produtos que mais transitam pela região. Gasolina, óleo diesel e álcool representam 63,5% dos produtos perigosos. O levantamento analisou, durante quatro meses, mais de oito mil veículos nas três principais saídas da capital federal, por onde passam, em média, cem caminhões por dia.

Entre as estradas, a BR-040 é mais utilizada pelos caminhoneiros para transportar combustíveis. Já a BR-060, tem um fluxo maior de veículos que levam explosivos e corrosivos. Na BR-020, o carvão é a matéria-prima mais transportada.

Há quatro anos, a Defesa Civil implantou o programa de fiscalização de cargas perigosas. O capitão Wender Costa explica que para esse tipo de transporte é obrigatória uma ficha de emergência com informações sobre a carga, além de um telefone que deve ser acionado em caso de acidente. Além disso, é recomendável a colocação de uma faixa laranja com os números que representam o produto e a indicação de perigo em vermelho.

Este ano a Defesa Civil fez 158 vistorias e encontrou 57 irregularidades. Ao todo, foram apreendidos 15 caminhões.