Um em cada quatro europeus sofre de transtorno mental, diz OMS

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 2 de junho de 2004 as 22:22, por: CdB

Um em cada quatro europeus sofrerá com um transtorno mental ao longo de sua vida e três quartos deles não recebem nenhum tratamento por isso, segundo o maior estudo sobre saúde mental realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O relatório “World Mental Health Surveys” -apresentado hoje, quarta-feira, pelo Instituto Municipal de Pesquisa Médica de Barcelona (IMIM), coordenador do estudo na Espanha- indica que os problemas mentais afetam mais as mulheres do que os homens (até duas vezes mais em transtornos de estado de ânimo e ansiedade) e são mais freqüentes entre a população jovem, com idades entre 18 e 34 anos.

Ele acrescenta que o fato de padecer de mais de um transtorno psiquiátrico é muito freqüente na Europa: 53 por cento das pessoas que sofrem depressão têm outro problema mental e 69 por cento das que têm ansiedade generalizada registraram pelo menos outro transtorno nos últimos 12 meses.

O doutor José María Haro, responsável pela pesquisa na Espanha, disse hoje na cidade de Barcelona que, “embora nos Estados Unidos o grau de prevalência ainda seja superior, a freqüência de transtornos mentais na Europa é extraordinariamente alta, ato que evidência um problema de saúde pública emergente na União Européia”.

O trabalho da OMS reúne dados de 28 países do mundo todo, dos quais seis são europeus (Alemanha, Bélgica, França, Holanda, Itália e Espanha).

Este estudo é o maior já feito pela OMS, com 66.000 entrevistas analisadas.

Espera-se que ao fim da análise tenham sido avaliadas quase 250.000 pessoas.