UFMG desenvolve solda subaquática

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 14 de abril de 2003 as 10:57, por: CdB

A Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desenvolveu um processo de soldagem subaquática que permitirá consertar falhas em estrututras complexas até debaixo d`água.

O sistema, que funciona tanto para mares quanto para rios, é mais preciso e eficiente do que os processos geralmente utilizados atualmente em soldas subaquáticas, de acordo com a universidade.

A solda da UFMG foi um trabalho divulgado em março e é coordenado por Alexandre Bracarense, do Laboratório de Robótica, Soldagem e Simulação da Escola de Engenharia.

De acordo com o site de divulgação científica Prometeu, a novidade permite reduzir os custos desses procedimentos porque aumenta a resistência das soldas.

Conforme divulgado pela UFMG, a porosidade das soldas a que eles conseguiram chegar vão de 1,5% até 3% a 50 metros de profundidade, por exemplo, sendo que a Sociedade Americana de Soldagem, que estipula alguns padrões nessa área, aceita porosidades de até 5%. Com essa porosidade reduzida, a solda demora mais a se romper.