UE deve adotar passaporte novo até o fim de 2005

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 12 de maio de 2004 as 14:13, por: CdB

A União Européia quer adotar novos passaportes biométricos até o fim de 2005, para que os Estados Unidos continuem a permitir a entrada de cidadãos europeus no país sem a necessidade de visto.

Essa liberdade de trânsito está sob risco por causa da legislação norte-americana. As novas leis exigem de 27 países aliados dos EUA, incluindo muitos europeus, passaportes com informações digitalizadas, como uma impressão digital ou uma foto, a partir de 26 de outubro. A maioria dos países diz não ser capaz de cumprir o prazo.

“Chegamos ao consenso de que temos que introduzir dois elementos biométricos em nossos documentos de viagem”, disse o comissário da Justiça e Assuntos Internos da UE, Antonio Vitorino. No caso da UE, esses dados serão uma foto digital e uma impressão digital.

Tanto as autoridades européias como norte-americanas querem que o Congresso estenda o prazo. Se isso não acontecer, os EUA devem enfrentar uma queda drástica no turismo, além de um pesadelo diplomático, já que milhões de visitantes vão passar a necessitar de visto.

No ano passado, 15,1 milhões de pessoas entraram nos EUA sem visto, e seus gastos representaram dois terços de todos os gastos feitos por estrangeiros no país.

O prazo de 26 de outubro só valerá para passaportes emitidos após essa data. Os portadores de passaportes antigos poderão viajar sem visto até que seu documento vença.