UE decide que Uber pode ser regulado como serviço de transporte

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 20 de dezembro de 2017 as 10:41, por: CdB

O decisão se refere a queixa de uma associação de taxistas profissionais de Barcelona de que as atividades do Uber na Espanha

Por Redação, com Reuters – de Luxemburgo:

O serviço de transporte urbano por aplicativo Uber fornece serviço de transporte e pode ser regulado como táxi tradicional, afirmou o principal tribunal na União Europeia nesta quarta-feira, em uma decisão histórica que determinará as regras que o Uber e similares terão que respeitar na Europa.

O serviço de transporte urbano por aplicativo Uber fornece serviço de transporte e pode ser regulado como táxi tradicional

– O serviço fornecido pelo Uber ligando indivíduos com motoristas não profissionais é coberto por serviços no campo de transporte – disse o Tribunal de Justiça Europeu.

– Estados-membros podem, portanto, regular as condições para o fornecimento desse serviço – afirmou.

O decisão se refere a queixa de uma associação de taxistas profissionais de Barcelona de que as atividades do Uber na Espanha equivaliam a práticas enganosas e concorrência desleal com uso de motoristas não profissionais do Uber.

Facebook

O Facebook disse na terça-feira que começará a usar tecnologia de reconhecimento facial para dizer às pessoas quando outros usuários publicarem fotos delas, se concordarem em deixar a companhia manter um modelo facial arquivado.

A companhia disse em comunicado que estava tornando a ferramenta opcional; para permitir que as pessoas protejam sua privacidade. Mas que acreditava que algumas pessoas gostariam de ser notificadas de fotos que; de outras formas, poderiam não ser informadas sobre a existência.

A ferramenta não estará imediatamente disponível no Canadá e na União Europeia; disse o Facebook. As leis de privacidade são geralmente mais rígidas nestas regiões; embora a companhia tenha dito que estava esperançosa sobre a implementação da ferramenta nesses locais no futuro.

As companhias de tecnologia estão implementando várias funções usando tecnologia de reconhecimento facial; apesar dos temores sobre como os dados sobre a face podem ser usados. Em setembro, a Apple revelou que os usuários de seu novo iPhone X poderiam desbloquear seu aparelho usando seu rosto.

A companhia planeja acrescentar um botão “ligado/desligado”; para permitir que os usuários controlem todas as ferramentas ligadas ao reconhecimento facial; disse o vice-diretor de privacidade do Facebook, Rob Sherman. “Nós pensamos que era importante ter uma maneira realmente direta de controlar a tecnologia de reconhecimento facial”, acrescentou.

O Facebook disse que também planeja usar a tecnologia de reconhecimento facial para notificar usuários se outra pessoa utilizar uma foto deles como imagem de perfil; o que a companhia diz que pode ajudar a reduzir imitações; assim como no software que descreve fotos em palavras para pessoas que tem perda de visão; então elas podem dizer quem está na foto.