U2 pode antecipar lançamento de CD para combater pirataria

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 26 de julho de 2004 as 14:18, por: CdB

A banda de rock irlandesa U2 pode apressar o lançamento de seu próximo álbum, legalizando o download pela loja de música iTunes, da Apple, caso o material inacabado de uma cópia de CD desaparecida seja pirateado na Internet, informou na sexta-feira uma fonte próxima dos músicos.

Embora o selo do U2, a Interscope Records, insista que não tem planos para mudar o lançamento previsto para novembro, a fonte disse que uma divulgação antecipada pela iTunes “é certamente uma das alternativas”, caso apareça uma versão não-autorizada na rede.

“Se estiver na Internet nesta semana, lançaremos imediatamente um download no iTunes e colocaremos CDs nas lojas até o fim do mês”, afirmou Bono, o líder da banda, ao jornal londrino Daily Telegraph.

Uma ação como essa, em resposta ao suposto roubo de um CD do U2 na França na semana passada, seria sem precedentes, segundo especialistas.

Vários artistas, entre eles a banda Metallica, Eminem e 50 Cent, apressaram o envio de álbuns a grandes lojas dias ou semanas antes do previsto ao descobrir material pirateado nos serviços gratuitos da Internet.

Outros, como as cantoras Sarah McLachlan e Avril Lavigne, já anteciparam um número limitado de canções na iTunes e outras lojas de músicas virtuais legais como uma estratégia de marketing de novos álbuns.

“Esta seria a primeira vez que eu saiba de alguém que tenha tomado uma medida defensiva contra a pirataria”, disse Geoff Mayfield, analista da revista Billboard.

Na semana passada, o U2 divulgou em seu site que a polícia francesa estava em busca de um disco desaparecido, que continha versões sem edição final de várias músicas do álbum, chamado provisoriamente de “Vertigo”. Será o primeiro lançamento da banda desde o sucesso de “All That You Cant Leave Behind”, há cerca de quatro anos.