Turquia mostra otimismo sobre solução para grãos da Ucrânia

Arquivado em: Destaque do Dia, Europa, Mundo, Últimas Notícias
Publicado quarta-feira, 8 de junho de 2022 as 13:49, por: CdB

Mais de 20 milhões de toneladas de grãos, especialmente trigo, estão estocadas em silos ucranianos aguardando exportação, mas a Rússia se recusa a retirar o bloqueio no Mar Negro enquanto os portos não forem desminados.

Por Redação, com ANSA – de Ancara

O governo da Turquia afirmou nesta quarta-feira que em breve será concluída a “preparação técnica” para a criação de corredores seguros para o transporte de grãos provenientes dos portos da Ucrânia, que estão cercados pela Marinha da Rússia no Mar Negro.

Portos do país no Mar Negro estão bloqueados pela Rússia

A promessa chega após uma reunião em Ancara entre os ministros das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, e da Rússia, Sergei Lavrov, para discutir a iminente crise alimentar no planeta em função do bloqueio à exportação de grãos ucranianos.

De acordo com Cavusoglu, os preparativos para estabelecer corredores seguros no Mar Negro serão concluídos “o quanto antes”. “Discutimos um mecanismo formado por ONU, Rússia, Ucrânia e Turquia”, acrescentou o chanceler.

– Estamos prontos para trabalhar para colocar em segurança a saída de navios de portos da Ucrânia, estamos prontos a colaborar com nossos homólogos turcos sobre isso – reforçou Lavrov.

Mais de 20 milhões de toneladas de grãos, especialmente trigo, estão estocadas em silos ucranianos aguardando exportação, mas a Rússia se recusa a retirar o bloqueio no Mar Negro enquanto os portos não forem desminados.

Mariupol e Berdyansk

Até o momento, Moscou liberou o acesso apenas aos portos que foram tomados da Ucrânia, como os de Mariupol e Berdyansk.

Nestes casos, no entanto, a renda das exportações vai para a Rússia, e não para Kiev.

Participando de um evento organizado pela Itália em Roma, a ministra da Cooperação e do Desenvolvimento Econômico da Alemanha, Svenja Schulze, disse que essa é a “pior crise alimentar” no mundo “em décadas”.

– A injustificável e ilegal guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia está interrompendo a produção agrícola, as cadeias de abastecimento e o comércio, e está levando os preços de alimentos e fertilizantes a níveis sem precedentes – acrescentou.

Já o ministro italiano das Relações Exteriores, Luigi Di Maio, afirmou que a crise pode “produzir consequências ainda mais devastadoras porque arrisca desestabilizar Estados já frágeis”.

– As próximas semanas serão cruciais para resolver a situação – acrescentou. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *