Turquia confirma mais 14 casos de gripe aviária

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 9 de janeiro de 2006 as 11:46, por: CdB

 O vírus da gripe aviária foi detectado em 14 pessoas na Turquia, entre elas três crianças que já morreram, informou o ministro da Saúde turco, Recep Akdag, na segunda-feira. Turan Buzgan, do Ministério da Saúde do país, disse à agência de notícias Anatolian que novos casos da doença apareceram entre moradores das Províncias de Kastamonu, Corum, Samsun e Van. O primeiro caso da doença a atingir pessoas fora da China e do sudeste asiático surgiu na semana passada em uma zona rural do leste da Turquia, onde três crianças da mesma família morreram depois de terem contraído o vírus H5N1.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou apenas quatro casos na Turquia, entre os quais duas mortes. A OMS disse que os outros casos não tinham, até agora, sido avaliados por meio de testes laboratoriais. As crianças que morreram na semana passada, quase certamente, contraíram o vírus de galinhas, disseram autoridades. Especialistas da área de saúde do mundo todo preocupam-se com a possibilidade de que o vírus da gripe aviária sofra mutações tais que o permitam passar facilmente de uma pessoa a outra, provocando uma pandemia mundial.
No domingo, a Turquia disse que três pessoas de vilarejos na região de Ancara (capital) haviam contraído o vírus. Esses são os casos da doença a chegar mais a oeste até agora.

Testes indicaram que quatro crianças da cidade de Van também tinham a doença, disseram as autoridades. Em Istambul, segundo jornais turcos, 21 pessoas estavam hospitalizadas em meio a temores de que tivessem o vírus, 14 delas pertencem a uma mesma família. A cidade fica 400 quilômetros a oeste de Ancara e é uma importante porta de entrada para a Europa.