Turquia caça autores de atentado

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 10 de março de 2004 as 09:31, por: CdB

A polícia turca iniciou nesta quarta-feira as investigações para tentar chegar aos autores de um atentado suicida contra uma casa maçônica nesta terça-feira. Pelo menos duas pessoas morreram e sete ficaram feridas. Nenhum grupo assumiu a autoria do ataque, mas as autoridades locais sugerem que o ataque difere da maioria dos atentados executados pela rede Al-Qaeda, de Osama bin Laden.

A explosão, que ocorreu no lado asiático do Estreito de Bósforo, que separa a maior cidade da Turquia em duas, fez com os moradores se recordassem do terror provocado por dois atentados suicidas em novembro passado, quando morreram 61 pessoas. Esses atentados foram atribuídos à rede Al-Qaeda.

Enquanto investigadores buscavam pistas que pudessem esclarecer o ataque, analistas disseram acreditar que a ação tenha sido obra de um pequeno grupo doméstico, e não de uma rede internacional, como a Al-Qaeda.

‘Nós não achamos provável que esse ataque tenha sido um trabalho da Al-Qaeda ou do Hezbollah’, disse uma fonte de segurança ao jornal ‘Hurriyet’. O Hezbollah é uma referência a um grupo radical islâmico turco sem conexões com organização homônima baseada no Líbano.