Turistas aprovam segurança no Rio

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 5 de janeiro de 2004 as 14:25, por: CdB

O titular da nova Secretaria estadual de Turismo, Sérgio Ricardo de Almeida, também presidente da TurisRio, afirmou que a avaliação positiva dos turistas quanto à segurança nos pontos turísticos do Rio, registrada na pesquisa realizada por uma universidade carioca, é fruto do trabalho realizado pelo Conselho de Segurança Turístico.

– O conselho, presidido pelo secretário de Segurança Pública, Anthony Garotinho, fez um levantamento das áreas que merecem uma presença mais efetiva do policiamento. Este trabalho de inteligência se reflete nesta pesquisa – revelou Sérgio Ricardo.

Outro dado destacado pelo secretário é o que indica que a maioria dos entrevistados deseja voltar ao Rio. – Temos que preparar a cidade e o estado em termos de infra-estrutura. A sinalização turística é muito importante, a segurança é fundamental, mas temos que nos preocupar também com as rodovias – disse Sérgio Ricardo.

Ele destacou o péssimo estado da BR-101, que liga Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, a Paraty, litoral Sul Fluminense, que concentra a maior quantidade de resorts do Estado.
“Já solicitamos, há anos, uma intervenção do governo federal. Temos, em determinados momentos do ano, registrado engarrafamentos de quatro a cinco horas”, revelou Sérgio Ricardo.
O secretário disse que o estado tem investido na melhoria da sinalização das estradas que ligam os municípios do interior. Em parceria com o DER, foram sinalizadas as rodovias que cruzam as fazendas do ciclo do café.

“Este mês, começaremos a sinalizar a região das Agulhas Negras, incluindo Penedo, Itatiaia e Visconde de Mauá e, depois, a Região Serrana”.

Acredito que o interior hoje seja melhor sinalizado que a capital”, revelou Sérgio Ricardo Ele acredita que estas iniciativas tenham ajudado a incrementar o turismo nos demais municípios. A taxa de ocupação de hotéis e pousadas do interior alcançou, nas festas de final de ano, o patamar de 100%.

“Estamos trabalhando com base no Plano Diretor de Turismo, que foi criado ainda no governo Garotinho. A partir desta iniciativa, criamos o Conselho Estadual de Turismo, com apoio da governadora Rosinha Garotinho e do Ministério do Turismo, que tem normatizado nossas ações nesta área”, disse Sérgio Ricardo.