Túmulos de muçulmanos são vandalizados na França

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 6 de agosto de 2004 as 09:47, por: CdB

Desconhecidos picharam suásticas em 15 túmulos muçulmanos de um cemitério militar de Estrasburgo, disse o Ministério do Interior nesta sexta-feira. O ministro do Interior do país, Dominique de Villepin, condenou o ataque, que aconteceu durante a noite, em meio a uma série de atos de vandalismo contra túmulos judeus, muçulmanos e cristãos da região. Cerca de 300 túmulos foram atacados nos últimos meses. – Todos os recursos foram mobilizados para identificar e punir os autores desse ato particularmente grave – afirmou Villepin em um comunicado.

Abdellah Boussouf, clérigo da mesquita de Estrasburgo, exigiu uma ação mais enérgica do governo. – Nesse estágio, não posso mais me satisfazer com condenações e promessas de solidariedade dos dirigentes. Quero resultados – afirmou Boussouf. – Os muçulmanos franceses sentem-se como cidadãos de segunda classe –  acrescentou.

A França, lar das maiores comunidades judaica e muçulmana da Europa, assiste também, nos últimos anos, a um aumento no número de ataques contra alvos judeus, fenômeno em parte atribuído ao acirramento dos conflitos no Oriente Médio.