Tufão Tokage mata ao menos 48 pessoas no Japão

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 21 de outubro de 2004 as 02:58, por: CdB

Equipes de resgate vasculhavam em meio ao entulho em busca de sobreviventes na quinta-feira (horário local) após o mais sangrento tufão a ter atingido o Japão em uma década, causando enchentes e deslizamentos de terra que mataram pelo menos 48 pessoas e deixaram outras 33 desaparecidas. É o recorde do 10º furacão a atingir o Japão neste ano.

As fortes chuvas que atingiram boa parte do Japão na quarta-feira provocaram deslizamentos de terra que mataram várias pessoas. Outras morreram nas enchentes ou foram atingidas por violentas ondas que apareceram conforme o Tokage, que significa lagarto em japonês, se encaminhava para nordeste.

Trinta e sete pessoas, a maioria de turistas idosos, foram obrigadas a passar a noite em cima de um ônibus para fugir da enchente. Elas foram resgatadas por um helicóptero e por botes de borracha na quinta feira. Uma senhora desmaiou nas mãos de um membro da equipe de resgate assim que foi colocada em segurança.

Tóquio sentiu os fortes ventos e chuvas do Tokage, mas nenhum dano maior foi informado na capital.

Às 7h (horário local, 20h em Brasília) o tufão perdia força e já estava no Pacífico, a cerca de 60 quilômetros a leste de Cabo Inubo, a leste da capital. Com as mortes causadas pelo Tokage, enchentes e tempestade causaram a morte de mais de 100 pessoas no Japão neste ano, além de milhões de dólares em prejuízos.