Tsunami deixa mais de 21 mil mortos

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 27 de dezembro de 2004 as 10:40, por: CdB

O número de mortos pela tsunami que atingiu no fim de semana as costas desde a Índia até a Indonésia ultrapassou os 21 mil nesta segunda-feira.

Um porta-voz militar do Sri Lanka disse que só no país 10.029 pessoas foram mortas pelo pior terremoto do mundo em 40 anos.

Em toda a região, parentes procuravam conhecidos em pilhas de mortos colocados em corredores de hospitais e rezavam pelo retorno seguro de milhares de pessoas ainda desaparecidas.

Idílicas praias do sudeste asiático transformaram-se em cenário de morte e devastação após enormes ondas criadas pelo terremoto chegarem a até 10 metros de altura.

“As ondas nos perseguiam. Elas levaram todas as nossas cabanas. O que fizemos para merecer isso?”, disse Satya Kumari, trabalhador da construção civil que mora na periferia de Pondicherry, na Índia.

Agências internacionais de ajuda humanitária enviaram funcionários, equipamentos e dinheiro para a região e alertaram que corpos em decomposição já começavam a ameaçar o suprimento de água para os sobreviventes.

Uma espécie de parede de água arrancou casas, levou barcos de pesca para estradas costeiras e carros para lobbies de hotéis, além de ter arrastado banhistas e pescadores.

Além do Sri Lanka, as áreas mais afetadas foram o sul da Índia (até 5.700 mortos), o norte da Indonésia (4.900 afogados) e as ilhas do sul da Tailândia (até 839 mortos).

Turistas estrangeiros estão entre os mortos. Setenta deles estavam no Sri Lanka e inclueim ao menos nove japoneses que observavam elefantes em um parque, quando uma tsunami os arrastou.

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que enfrenta um desafio sem precedentes para ajudar as vítimas.

“Estamos acostumados a lidar com desastres em um país. Mas acho que algo assim, espalhado por tantos países e ilhas, não tem precedentes”, afirmou Yvette Stevens, da ONU.

Soldados na Indonésia buscavam corpos no topo de árvores e em casas esmagadas pela tsunami, provocada pelo terremoto de magnitude 9,0 que atingiu a costa no norte de Sumatra no domingo.

“Cheira muito mal…Os corpos estão misturados com animais mortos”, afirmou o coronel marine Buyung Lelana, à frente de uma equipe em Aceh, Sumatra, que procura por mais mortos.

Voluntários colocaram os corpos de crianças em fileiras sob sarongues em mesquitas improvisadas. Outros foram postos em engradados para peixes.

“Espero que haja caixões suficientes em disponibilidade”, disse Mustofa, prefeito de Bireuen, em Aceh.

Tremores menores seguiram-se ao terremoto de domingo, o quarto maior desde 1900.

Autoridades tailandesas disseram que não se sabe ao certo quantos turistas podem ter sido vítimas do desastre.

Alguns hospitais começaram a divulgar listas informais, escritas a mão com nomes de mortos e feridos em suas instalações. Muitos estrangeiros foram classificados com o termo “nacionalidade desconhecida”.

Tsunami é uma palavra japonesa que quer dizer “onda de porto”. Ela geralmente é causada pela subida ou queda repentina de parte da crosta terrestre sob ou perto do oceano.

Uma tsunami não é uma única onda, mas uma série de ondas que podem viajar pelo oceano em velocidades de mais de 800 km/h. Quando uma tsunami entra em