Tropas dos EUA e do Iraque lutam contra rebeldes

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 5 de abril de 2005 as 08:37, por: CdB

Forças norte-americanos e iraquianas lutaram contra dezenas de insurgentes em uma área remota a leste de Bagdá e três soldados – dois dos EUA e um do Iraque – foram mortos durante o conflito, afirmaram militares na terça-feira.

A batalha começou na tarde de segunda-feira, quando dois batalhões do Exército iraquiano conduziam uma “operação de busca e isolamento” na Província de Diyala, disse um comunicado.
– A missão de busca por depósitos de armas na área descobriu dezenas de terroristas e um confronto começou – ressaltou o comunicado.

Tropas dos EUA foram para a região para ajudar as forças iraquianas e pediram apoio aéreo. Os militares norte-americanos disseram que a área ainda passava por buscas nesta terça-feira.

Separadamente, uma bomba em uma estrada de Salman Pak matou quatro civis e uma outra bomba na cidade de Basra deixou dois policiais mortos. Um carro-bomba no sudoeste da capital iraquiana matou um civil e feriu dois. Na noite desta segunda-feira, o brigadeiro-general Jalal Mohammed Saleh, comandante de uma unidade especial do Exército iraquiano, foi sequestrado em Bagdá, segundo a polícia.

De acordo com autoridades de segurança do país, a demora na formação de um novo governo beneficiou os insurgentes que tentam desestabilizar o Iraque. Mais de nove semanas após milhões de iraquianos terem desafiado ameaças de bombas e ataques para ir às urnas, em 30 de janeiro, os políticos ainda discutem cargos no governo.