Tropas do EUA cercam Falluja e isolam saídas da cidade

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 26 de outubro de 2004 as 08:31, por: CdB

Soldados norte-americanos tomaram posições ao redor de Falluja nesta terça-feira, após um ataque aéreo noturno e fecharam as principais estradas de saída da cidade controlada por rebeldes.

Testemunhas disseram que tanques e blindados dos EUA cortaram a principal via para a Jordânia, que passa ao norte de Falluja. Soldados foram para prédios vazios no perímetro sul da cidade. Um motorista civil foi baleado e morto perto de um posto de checagem norte-americano, segundo testemunhas.

Durante a operação aérea, militares dos EUA disseram que realizaram um ataque “preciso” contra uma casa usada por seguidores de Abu Musab al-Zarqawi, matando um de seus associados. O militante não foi identificado. Esta é a segunda vez em poucos dias que os militares afirmam ter eliminado um assessor de Zarqawi sem dizer quem ele é.

Muitas famílias já fugiram de Falluja, temendo uma ação mais ampla dos EUA, destinada a recuperar o controle da cidade antes das eleições iraquianas, marcadas para janeiro.  Os moradores da região negam que abriguem militantes estrangeiros e dizem que os civis são as principais vítimas das campanhas norte-americanas.