Tropas armadas vão acompanhar atletas nos ônibus em Atenas

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 16 de fevereiro de 2004 as 16:08, por: CdB

A Organização dos Jogos Olímpicos de Atenas recebeu uma sugestão um pouco delicada da Organização dos Jogos Australianos. Os atletas australianos terão a companhia de tropas armadas nos mesmos, no trajeto entre a Vila Olímpica e os locais das competições.

Enquanto os organizadores gregos não confirmam se desejam ver policiais armados nos ônibus, os australianos informaram que a decisão já foi tomada.

 _Depois do que aconteceu em Sydney, fizemos da segurança de nossos atletas nossa preocupação número um”, disse John Coates, presidente da AOC, em um comunicado.
Coates disse que a última vez em que guardas armados foram usados em ônibus numa olimpíada foi em Montreal, em 1976, em resposta ao ataque mortal a atletas israelenses em 1972, em Munique.

A Grécia está deflagrando o mais caro plano de segurança da história dos jogos, num valor aproximado de 650 milhões de euros (829,6 milhões de dólares). Mais de 50 mil oficiais de segurança, o triplo do usado nos Jogos de Sydney, em 2000, além de 2 mil câmaras de vídeo distribuídas por Atenas durante as Olimpíadas.