Trezentos trabalhadores sem-terra invadem fazenda mineira

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 5 de outubro de 2005 as 10:51, por: CdB

A situação ficou tensão em uma fazenda de Unaí, no noroeste da Minas Gerais, desta quarta-feira.

Segundo o capitão Elias Andrade, da Polícia Militar (PM), cerca de 300 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra invadiram o local e ocuparam a sede da Fazenda Agroreserva do Brasil, que pertence a uma igreja americana.

A PM, desde o início da semana, controla a saída e a entrada de pessoas no local. Segundo o advogado dos proprietários da fazenda, Ricardo Leite, a propriedade foi vistoriada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em 2002 e o órgão chegou à conclusão que a mesma era produtiva.

O advogado informou que o terreno possui cerca de 4,3 mil hectares de pastagem para 7,6 mil cabeças de gado e que ainda produz nos outros 100 mil hectares, cerca de 170 mil toneladas de laranja a cada ano.

O juiz da Vara de Conflitos Agrários, de Belo Horizonte, Fernando dos Santos, chegou ao local, nessa terça-feira, e mediou um encontrou entre o MST e o representante dos proprietários do imóvel. Não houve acordo.

Os donos afirmaram que vão entrar com um pedido de reintegração de posse na Justiça. Nenhum coordenador do MST foi encontrado para comentar a invasão.