Tremores assustam moradores de cidade gaúcha

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 13 de novembro de 2006 as 21:03, por: CdB

Moradores de Santo Ângelo, no Noroeste do Rio Grande do Sul, de três cidades paranaenses e de pelo menos quatro cidades de São Paulo, levaram um susto no fim da noite de domingo. Um terremoto de 6,7 graus na escala Richter, cujo epicentro foi na província argentina de Santiago del Estero, provocou reflexos no Brasil.

Os bombeiros do município gaúcho receberam pelo menos 15 chamadas de famílias que sentiram tremores em prédios. Segundo o Corpo de Bombeiros, vários moradores abandonaram os edifícios de quatro andares de um conjunto habitacional do bairro Aliança.

Os moradores informaram que móveis e eletrodomésticos começaram a balançar dentro de casa. Algumas famílias só retornaram para as residências depois de uma vistoria dos bombeiros garantindo que não havia rachaduras na estrutura. Os tremores foram sentidos entre 23h30 e 23h40 e duraram cerca de um minuto, de acordo com os bombeiros. Engenheiros da Secretaria Municipal de Obras devem fazer nova inspeção no conjunto habitacional nesta segunda-feira.

Na capital paulista, o terremoto foi sentido nos bairros da Consolação, Centro de São Paulo, e do Tatuapé, na Zona Leste. Em Americana, Indaiatuba e Campinas, todas no interior, também houve registro de tremores.

Os reflexos foram sentidos também no Paraná. Moradores assustados acionaram os bombeiros em pelo menos três cidades: Cascavel, Foz do Iguaçu e Londrina. Nenhuma ocorrência grave foi registrada. Dados do sismógrafo da usina de Itaipu, que registrou o tremor, serão analisados em Brasília.

Os especialistas explicam que a intensidade depende da formação geológica de cada bairro ou cidade. Os moradores de prédios altos têm mais chances de terem sentido o fenômeno.