Trecho de ferrovia que liga Curitiba ao litoral é embargado

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Publicado terça-feira, 20 de julho de 2004 as 17:07, por: CdB

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP), ligado ao governo estadual, está embargando o trecho de ferrovia que liga Curitiba à Paranaguá até que as empresas assinem um termo de conduta. O anúncio foi feito pelo presidente do IAP, Rasca Rodrigues, em entrevista coletiva nesta terça-feira em Curitiba.

Trinta e cinco vagões carregados com farelo de milho, soja e açúcar tombaram danificando toda a estrutura da ponte.

A América Latina Logística (ALL), responsável pelas ferrovias do Paraná, divulgou nota afirmando que as causas do acidente ocorrido ontem, dia 19, na ponte do Rio São João, na Serra do Mar, devem ser conhecidas em 30 dias, mas descarta qualquer possibilidade de que possa ser a má conservação dos trilhos.

Setenta pessoas, entre técnicos, engenheiros de segurança e meio-ambiente trabalham na recuperação do trecho mas a chuva está dificultando a retirada da carga que deverá ser lenta e manual, segundo o Corpo de Bombeiros do município de Morrentes, que ajuda na operação. A carga será colocada em sacos , içados por guindaste. São 1.700 toneladas de produtos que caíram dos vagões a uma altura de 55 metros.

Segundo o presidente do IAP, Rasca Rodrigues, a recorrência dos acidentes tem demonstrado que existe falha na operação do sistema de transporte da ALL e não se pode mais permitir que o meio ambiente do Paraná continue pagando a conta. O presidente do IAP ainda disse que, apesar de envolver material orgânico, o acidente é preocupante.

– A fermentação desses grãos consome oxigênio da água do rio, diminuindo a quantidade de oxigênio disponível aos peixes – explica.

Esse foi mais um acidente de grandes proporções envolvendo trens só neste ano. Os outros causaram sérios danos à natureza, como a morte de milhares de peixes. Segundo o presidente do IAP, agora um relatório será entregue à Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), que fiscaliza e libera a concessão das ferrovias, avaliando a resposta da empresa aos acidentes ocorridos no Paraná e solicitando providências para evitar novos danos ao meio ambiente do Estado.