Tony Blair se pronuncia sobre prisão

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado domingo, 14 de dezembro de 2003 as 13:10, por: CdB

O primeiro-ministro britânico Tony Blair afirmou que os mulçumanos, que sofreram durante o governo de Saddam Hussein, são os maiores beneficiados da captura do líder deposto e das novas condições no Iraque.


– O renascimento do Iraque é a morte da tentativa (das facções contrárias à coalizão) em vender a mentira de que estamos lutando contra os mulçumanos – afirmou Blair a repórteres minutos após falar com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, ao telefone.

– Os mulçumanos foram as vítimas de Saddam, os mulçumanos hoje no Iraque são os beneficiados de sua captura. Vamos lembrar todos os iraquianos que morreram durante o governo de Saddam, e os restos de 400 mil seres humanos encontrados em covas coletivas.


Com uma aparência solene e triunfal, Blair, que apoiou os esforços de guerra apesar da contrariedade da maioria dos ingleses, não detalhou sua conversa com Bush.

– A sombra de Saddam finalmente saiu de cima do povo iraquiano. Nós agradecemos, mas que esse seja mais do que um momento de simples felicidade, que esse seja um momento de solidariedade e reconciliamento.

O premiê britânico disse que será o povo iraquiano quem decidirá sobre o tratamento dado a Saddam.
– Saddam deixou o poder, ele não voltará. Isso o povo iraquiano sabe agora, e será ele quem decidirá sobre seu destino.