Tony Blair conquista terceiro mandato

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 6 de maio de 2005 as 08:42, por: CdB

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, sobreviveu à oposição sobre a participação de seu país na guerra do Iraque e conquistou um histórico terceiro mandato consecutivo nesta sexta-feira. Apesar disso, ele terá uma maioria reduzida no Parlamento, o que poderá comprometer seu desejo de ficar no poder por todo o mandato.

– O Iraque tem sido um assunto que dividiu este país, mas espero que agora possamos nos unir novamente e olhar para o futuro – disse o premier após a vitória ter sido confirmada durante a noite.

Blair tornou-se o terceiro importante aliado na guerra do Iraque a conseguir se reeleger – o mesmo aconteceu com os líderes da Austrália, John Howard, e dos EUA, George W. Bush.
O premiê fez história e tornou-se o segundo, depois de Margaret Thatcher, a vencer três eleições seguidas no Reino Unido.

Ele é também o primeiro líder a conseguir três mandatos sucessivos para o Partido Trabalhista, o partido socialista fundado um século atrás e agora a força dominante da centro-esquerda britânica.

Com a maior parte das urnas contabilizada, Blair deve ter uma maioria de 70 assentos ou menos na Câmara dos Comuns, de 646 membros, uma grande queda em relação à maioria de 161 que tinha antes.

As projeções indicam que os trabalhistas asseguraram somente 36% dos votos, um número baixo para partidos vencedores. Muitos eleitores acusaram Blair de enganá-los sobre informações de inteligência referentes a armas no Iraque a fim de justificar a ida à guerra.