Terremoto em Marrocos mata pelo menos 226 pessoas

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 24 de fevereiro de 2004 as 09:47, por: CdB

Pelo menos 226 pessoas morreram e 120 ficaram feridas em um terremoto no norte do Marrocos nesta terça-feira, disseram autoridades, acrescentando que o número de vítimas pode crescer.

As cidades da província de Al Hoceima, um porto no mar Mediterrâneo, sofreram danos graves. O hospital da cidade de Al Hoceima ficou pequeno para a quantidade de feridos e ainda há pessoas sob os escombros. A agência de notícias oficial do Marrocos, a MAP, disse que 82 pessoas morreram na província.

O terremoto é um dos mais violentos no país em mais de 40 anos. Josephine Shields, delegada da Federação das sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, na Tunísia, disse: “O que sabemos até agora é que 120 pessoas morreram e cerca de 200 estão feridas, mas esta cifra vai crescer”. Ela disse também que seis cidades da província foram atingidas.

Um porta-voz da Defesa Civil de Al Hoceima disse que o vilarejo de Ait Kamara, 14 quilômetros ao sul, ficou ”completamente destruído” e que “havia muitos mortos”. “Até agora o resgate achou 15 corpos só neste vilarejo”, disse o funcionário por telefone. A maioria das casas desabou.

O terremoto teve uma intensidade de 6,5 na escala Richter. Um tremor de 6,0 de magnitude pode causar danos severos. Duas outras cidades próximas, Im-Zouren e Bni-Hadifa, foram bastante atingidas.