Terremoto de 6,5 graus sacode o Tibete mas não deixa vítimas

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 8 de abril de 2005 as 05:45, por: CdB

Um terremoto de 6,5 graus na escala Richter sacudiu nesta sexta-feira, a região autônoma do Tibete (sudoeste da China) sem deixar vítimas, informou à EFE o Escritório Sismológico do Tibete.

O tremor, registrado por vários observatórios sismológicos do país, aconteceu às 4:04 (17:04 de Brasília de quinta-feira) na zona da prefeitura de Xigaze, a segunda maior cidade tibetana, a cerca de 300 quilômetros da fronteira com Nepal e do monte Everest.

– Esta é uma zona muito remota onde quase não há ninguém vivendo, por isso não há vítimas mortais nem feridos – declarou à EFE um porta-voz do Escritório sismológico desde Lhasa, capital do Tibete.

O funcionário acrescentou que o terremoto não deixou graves danos materiais e que apenas algumas casas sofreram rachaduras em suas paredes.

O Tibete é uma das áreas com maior atividade sísmica no mundo, por estar na zona de fricção entre as placas tectônicas Asiática e Indiana.

A maioria destes terremotos não costuma produzir grandes perdas, devido à baixa densidade de população do Tibete (ao redor de um habitante por quilômetro quadrado).