Tempestade Jeanne mata 300 no Haiti

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 20 de setembro de 2004 as 08:37, por: CdB

Enchentes e deslizamentos provocados pela tempestade tropical Jeanne mataram e destruíram cidades inteiras no Haiti e deixaram várias desaparecidas no final deste domingo. A tempestade já havia matado 11 pessoas e destruído centenas de casas na República Dominicana, que compartilha a ilha de Hispaniola com o Haiti. Autoridades haitianas e a ONU (Organização das Nações Unidas) anunciaram nesta segunda-feira que 305 pessoas morreram no Haiti no fim de semana.

O coordenador da Organização das Nações Unidas (ONU) no local, Adama Guindo, disse que os membros da força de paz liderada pelo Brasil na região informaram-no sobre 50 mortos perto de Gonaives.

A cidade de 200 mil pessoas ficou coberta de lama. Muitas pessoas subiram em telhados para escapar das enchentes e ficaram presas lá.

– É incrível o que aconteceu. Vamos ajudar…Há muitas pessoas sofrendo, elas vão precisar de nossa ajuda – disse o general brasileiro Augusto Heleno Ribeiro Pereira, comandante da força internacional.

Autoridades da Proteção Civil afirmaram que cerca de 30 pessoas foram mortas após inundações na Província de Noroeste e que outras estão desaparecidas. Por volta de dez mortes foram registradas em outras áreas, e ao menos 380 pessoas ficaram feridas, disseram as autoridades.

O primeiro-ministro interino, Gerard Latortue, disse que vai declarar estado de emergência, e a Organização Mundial da Saúde mandou uma equipe para distribuir kits médicos.