Temor da guerra faz Bolsa de Tóquio cair

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 7 de março de 2003 as 08:53, por: CdB

O principal índice do mercado de ações do Japão, o Nikkei, da Bolsa de Tóquio, chegou nesta sexta-feira ao nível mais baixo desde março de 1983.

O índice caiu 2,7%, para 8.144 pontos, depois que uma combinação de escândalos com o temor de que tenha início uma guerra no Iraque detonou uma onda de vendas.

Uma possível guerra pareceu estar mais próxima depois que o presidente americano, George W. Bush, disse que os Estados Unidos pediriam a aprovação de uma segunda resolução da ONU para desarmar o Iraque, qualquer que fosse o apoio conseguido no Conselho de Segurança.

Também houve medo crescente de tensão política na Ásia, devido a relatos de que a Coréia do Norte estaria se preparando para testar mísseis de médio alcance.

Falências

O mercado de ações japonês estava se aproximando do recorde de baixa de 20 anos atrás havia algum tempo, já que problemas econômicos e uma onda de falências abalaram a confiança dos investidores.

No mês passado, o ministro da Economia do Japão pediu a seus colegas de gabinete, incluindo o primeiro-ministro, Junichiro Koizumi, que comprassem ações, numa tentativa de mostrar apoio ao mercado.

O medo da guerra coincidiu com relatos de que o banco de investimentos Nikko Salomon Smith Barney foi multado nesta sexta-feira por manipular o preço de ações.

Outras instituições financeiras também foram atingidas por essa informação e pela prisão de um membro do Partido Liberal Democrata, de Koizumi, por supostamente usar doações de empresas num fundo de campanha política.

“O que os investidores estrangeiros mais detestam é uma série de escândalos que podem causar instabilidade política antes das eleições”, disse Koji Muneoka, do HSBC.