Telecom Italia não estuda aumento de capital, diz Marco Patuano

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 2 de outubro de 2014 as 10:36, por: CdB
A venda das torres italianas faz parte de um plano de 4 bilhões de euros revelado por Patuano em novembro do ano passado
A venda das torres italianas faz parte de um plano de 4 bilhões de euros revelado por Patuano em novembro do ano passado

O presidente-executivo da Telecom Italia, Marco Patuano, disse nesta quinta-feira que o grupo não está estudando qualquer aumento de capital, acrescentando que a conclusão de uma planejada venda de torres de telefonia celular do grupo na Itália não ocorrerá neste ano como inicialmente esperado.

– Nós não estamos estudando qualquer aumento de capital, incluindo as questões dedicadas a novos investidores – disse Patuano a repórteres em um evento em Capri, na Itália.

Questionado sobre a planejada venda das torres italianas, Patuano disse: “É uma operação que não será concluída em 2014 … estamos trabalhando em duas opções.”

Fontes próximas ao assunto disseram à agência inglesa de notícias Reuters em setembro que a Telecom Italia, controladora da TIM no Brasil, estava considerando uma listagem em mercado das torres italianas em 2015 em vez de uma venda direta.

A venda das torres italianas faz parte de um plano de 4 bilhões de euros revelado por Patuano em novembro do ano passado com o objetivo de reduzir a dívida da companhia e acelerar o investimento em redes mais rápidas.

Patuano disse que os recursos provenientes da venda de torres serão usados ​​para financiar investimentos em fibra óptica.

Rocket Internet

A Rocket Internet, investidor global de e-commerce, está vendendo suas ações a 42,50 euros cada, no topo do intervalo esperado, enquanto investidores tentam aproveitar uma nova onda de listagens de start-ups de Internet.

A emissão da Rocket ocorre na sequência da estreia de sucesso da chinesa Alibaba e apenas um dia depois da listagem da Zalando, um site de moda europeu que a Rocket ajudou a fundar.

A Rocket está desfrutando de uma agitação das companhias alemãs, tradicionalmente vistas como avessas a risco.

O grupo baseado em Berlim ofereceu suas ações em um intervalo de 35,50 a 42,50 euros, e estendeu sua oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) por mais uma semana, citando “demanda excepcional de investidores”.

A listagem das ações deve levantar recursos brutos de 1,4 bilhão de euros (US$ 1,77 bilhão) sem opção de lotes suplementares, e 1,6 bilhão de euros se for exercida essa opção.

O IPO avalia a Rocket Internet em 6,7 bilhões de euros, na maior listagem de tecnologia da Alemanha desde o estouro da bolha pontocom há uma década.

A Rocket quer usar os recursos para financiar o lançamento de novas companhias, financiar as empresas já existentes e consolidar as fatias da Rocket em empresas mais estabelecidas.

Entre os investimentos da Rocket no Brasil está a Dafiti, maior varejista online de moda do país.