Técnicos vão intensificar combate à dengue em cidade do sertão pernambucano

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 3 de maio de 2005 as 20:20, por: CdB

Técnicos da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco decidiram intensificar esta semana o trabalho de campo no município de Parnamirim, no sertão pernambucano, para evitar que as larvas do mosquito Aedes aegypti se transformem em insetos adultos.

De acordo com o gerente de Vigilância Ambiental da secretaria, Francisco Duarte, outras iniciativas já começaram a ser tomadas em função daquilo que ele considera como uma “epidemia” da doença na cidade. Ele afirmou que, entre as medidas, estão o trabalho de pulverização (fumacê) nos bairros críticos, o controle da larva do mosquito com inseticida biológico e ações educativas de casa em casa, junto à população.

Duarte disse que a expectativa é que, nos próximos dias, haja uma diminuição do número de pessoas que procuram atendimento hospitalar, que é de 280 por dia, segundo o prefeito da cidade, Fernando Cabral.

Cabral relatou que, devido à superlotação da emergência, muitos pacientes estavam compartilhando as camas, enquanto outros se contentavam em ser internados em cadeiras, trazidas de casa. O prefeito disse ainda que chegou a comprar 20 mil unidades de soro para hidratação dos doentes, no período de três semanas.

Ele enfatizou que aguarda a liberação de verbas nos próximos dias, tanto do Ministério da Saúde, como do governo do Estado, para conter o avanço da dengue e atender melhor a população infectada.