Taliban pode ter capturado jornalista australiana

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 30 de junho de 2004 as 11:51, por: CdB

O Taliban disse que havia capturado uma mulher estrangeira e um afegão depois que as autoridades divulgaram que uma jornalista australiana, seu assistente e motorista afegãos haviam desaparecido em uma região onde os guerrilheiros são ativos.

“Meus colegas me informaram que estavam detendo uma mulher estrangeira e um afegão, mas eu não sei se essa mulher é ou não jornalista”, disse o porta-voz do Taliban, Hamid Agha, à Reuters nesta quarta-feira. Ele não forneceu mais detalhes.

Jalani Khan, chefe de segurança da Província de Zabul, disse ter recebido um relatório da inteligência apontando que um veículo usado por Carmela Baranowska, da SBS Television da Austrália, havia quebrado na estrada entre as cidades de Girishk e Kandahar.

Baranowska viajava com seu assistente Muhibullah, um kandahari que havia trabalhado para a revista Time, e um motorista chamado Hamidullah, também de Kandahar. Um funcionário do Hotel Noorjahan de Kandahar disse que Baranowska fez o check-out na manhã da última  segunda-feira. Diplomatas declararam estar checando relatos do desaparecimento da jornalista.

Um funcionário da SBS disse que a emissora não conseguia entrar em contato com a funcionária. Baranowska, 35, é uma repórter televisiva premiada e já trabalhou na Tailândia, Mianmar e em Timor Leste.