Talibã assume atentado em Cabul

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 13 de junho de 2005 as 07:06, por: CdB

O grupo ultra-integrista islâmico Talibã assumiu a responsabilidade pelo atentado suicida perpetrado, nesta segunda-feira, na cidade afegã de Kandahar, segundo seu porta-voz, mulá Latifullah Aekimi, que afirmou que o ataque causou a morte de oito soldados americanos.

Em uma ligação, Aekimi disse que o atentado desta manhã tinha sido perpetrado por mulá Juma Khan, membro do Talibã que morreu no ato junto a oito militares dos EUA.

Aekimi disse que o suicida chocou seu veículo contra o “Landcruiser” no qual viajavam os militares norte-americanos, nos arredores de Kandahar, e que ambos os veículos foram destruídos pela explosão enquanto outros dois que faziam parte do comboio militar, ficaram danificados.

O Chefe da Polícia de Kandahar, Ayub Solangi, confirmou que o atentado ocorrido às 9h (1h de Brasília) era um ataque suicida.

Solangi disse que “quando chegamos ao local, os militares americanos já haviam cercado a área e evacuado os feridos”, por isso não podia confirmar as baixas entre os soldados americanos.

No entanto, o policial afirmou ter visto pessoalmente, “o cadáver do suicida, que foi lançado a cerca de 100 metros do lugar da explosão, devido ao impacto”.

A tenente Cindy Moore, porta-voz das tropas da coalizão dirigida pelos EUA no Afeganistão, disse esta manhã que “os relatórios iniciais que dispomos assinalam que a explosão foi causada por um explosivo” e só confirmou quatro soldados feridos.

Há quase dois meses, o porta-voz talibã, Aekimi, declarou  que seu grupo “não quer que nenhum americano saia vivo do país”.