Suposto integrante da Al-Qaeda é procurado pela polícia mexicana

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 23 de julho de 2004 as 04:15, por: CdB

O Exército e a polícia do México estão à procura de um homem de origem saudita suspeito de pertencer à rede Al-Qaeda, que teria sido visto na América Central. No entanto, o governo anunciou que não há provas concretas de que o suspeito esteja no país.

O subprocurador da Promotoria Federal, José Luis Santiago Vasconcelos, disse, na última quinta-feira, que foi emitido um mandato para a busca de Adnan El Shukrijumah, caso ele esteja no México. Se encontrado, ele será enviado para os Estados Unidos.

Shukrijumah teria sido visto em Honduras em maio, mas depois desapareceu, despertando especulações de que teria ido para a América do Norte ou estaria planejando um ataque ao Canal do Panamá. Santiago Vasconcelos ressaltou que não há evidência de que o suspeito esteja no México. Porém, as forças armadas e a polícia está a sua procura.

– É difícil encontrar alguém que ao que parece é um fantasma – disse o subprocurador.

– Mesmo assim, o alerta foi acionado. Qualquer esforço que seja feito para a localização de um terrorista em território mexicano não é inútil nem desnecessário – acrescentou.

Shukrijumah encabeçou uma lista, divulgada pelo FBI (polícia federal dos EUA) em 26 de maio, de sete pessoas ligadas à Al-Qaeda, rede comandada por Osama Bin Laden.

Ele fala inglês fluentemente, morou nos EUA durante 15 anos e tentou regressar ao país usando vários passaportes. Shukrijumah deixou os EUA quando suspeitou que o FBI o investigava, segundo oficiais do próprio órgão.