Superprodução retrata massacre da Segunda Guerra Mundial

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 22 de agosto de 2006 as 09:50, por: CdB

Depois de alcançar o reconhecimento internacional com filmes como Sobre Meninos e Lobos e Menina de Ouro, Clint Eastwood se “aventura” em uma de suas maiores ousadias com o longa Flags of Our Fathers. Com uma superprodução, o diretor promete mostrar o real massacre de jovens na 2ª Guerra Mundial, que resultou em uma das fotografias mais marcantes da história.

Em 1945, seis jovens levantaram a bandeira norte-americana na batalha de Iwo Jima, decisiva para o fim da Segunda Guerra Mundial. Com base em muita pesquisa histórica, Eastwood vai mostrar a história dessas seis pessoas, seus desafios e medos antes de enfrentar a tragédia que chocou o mundo.

O projeto ambicioso vai se dividir em dois filmes. O primeiro, Flags of Our Fathers, será lançado primeiro no ocidente (incluindo o Brasil) e mostra a guerra na visão dos jovens americanos. O segundo, Letters from Iwo Jima, retrata a visão dos japoneses sobre o conflito e estréia apenas em 2007.

A intenção de Eastwood é mostrar os dois lados da 2ª Guerra e com isso promover um dos primeiros “crossovers” (união de dois filmes com histórias diferentes que se passam em um mesmo universo, tempo e espaço) intensos da história do cinema.

Quando o projeto foi apresentado para os executivos da Dreamworks, a primeira reação foi negativa, mas a fama de Eastwood e a participação de Steven Spielberg como produtor aumentaram as expectativas. Ao todo foram investidos US$ 80 milhões somente na parte Flags of our Fathers.

Dentre as maiores críticas que o diretor recebeu, a mais expressiva delas foi na escolha do elenco. Ryan Phillippe, ídolo adolescente que já fez filmes como Segundas Intenções e Studio 54, e Jesse Bradford, o rosto por trás dos polêmicos Finais Felizes e Por Conta do Destino, foram os escolhidos para protagonizar a trama. Inicialmente injustiçados pelas críticas, eles já começaram a receber elogios nos sets de filmagem.

– O Jesse é um dos melhores atores que já trabalhei – contou Eastwood em uma entrevista em Los Angeles. Para o jornal New York Times, tudo é uma questão de direção.

– Bradford já se saiu muito bem em Por Conta do Destino, embora tenha aparecido em poucas cenas – disse.

O filme baseia-se no livro de James Bradley, Flags of Our Fathers: Heroes of Iwo Jima, e foi adaptado por Paul Haggis. Mais de 400 figurantes participaram da produção na versão americana. Além de Bradford e Phillippe, estrelam também Adam Beach , Jamie Bell, Benjamin Walker e Neal McDonough.

O mais curioso da produção é o trailer, lançado na última semana. Cenas dos dois filmes são mostradas em uma montagem de efeitos. Flags of our Fathers faz sua estréia em 10 de outubro deste ano nos Estados Unidos. Letters from Iwo Jima chega aos cinemas japoneses em janeiro.