Submarino afunda com mais de cinco toneladas de cocaína a bordo

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 26 de março de 2016 as 16:27, por: CdB

O diretor do Centro Nacional de Segurança Aérea, John Wassong, declarou que o trabalho conjunto dos dois serviços evitou a entrada de um lote tão grande de cocaína

Por Redação, com agências internacionais – de Huston, EUA

O serviço alfandegário do estado norte-americano do Texas interceptou, em conjunto com um centro de segurança aérea, um submarino que transportava 5,5 toneladas de cocaína, informou o jornal The Independent.

Parte da cocaína que submergiu foi resgatada por homens do DEA
Parte da cocaína que submergiu foi resgatada por homens do DEA

Os funcionários da Agência de Fiscalização Alfandegária e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP na sigla em inglês) localizaram a embarcação semisubmersa na parte leste do oceano Pacífico quando esta começou a se afundar devido ao peso da carga. Como resultado da intercepção, a carga afundou-se e foram detidas quatro pessoas.

O diretor do Centro Nacional de Segurança Aérea, John Wassong, declarou que o trabalho conjunto dos dois serviços evitou a entrada de um lote tão grande de drogas no território dos EUA.

“As nossas equipes continuarão usando todas as oportunidades para interromper esse tipo de atividade criminosa transnacional,” sublinhou.

Mais cedo, a Força Aérea dos Estados Unidos confirmou a suspensão de 14 militares de uma instalação de armas nucleares no Estado do Wyoming após uma investigação ter revelado o consumo sistemático de cocaína e outras drogas ilícitas por parte dos militares.

Submarinos militares

No Brasil, os submarinhos foram utilizados inicialmente na Primeira Guerra Mundial e, hoje, são muito utilizados para pesquisas científicas, mas no Pará a embarcação estava em construção para ajudar no tráfico de drogas internacional. A apreensão aconteceu no rio Guajará-Mirim, na região das lhas de Vigia, nordeste do Pará. O veículo náutico foi encontrado na noite da última terça-feira da semana passada.

A equipe de policiais civis enviada ao local na quinta-feira iniciou o processo de retirada do submarino, que será conduzido, até sábado, para a base do Grupamento Fluvial do Estado, em Belém. As suspeitas são que a construção estava sendo financiada por colombianos ligados a um grande esquema de tráfico de cocaína. A Polícia Civil vai investigar o crime.