SP inicia vacinação contra hepatite B

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 28 de junho de 2006 as 12:14, por: CdB

A campanha de reforço à vacinação contra hepatite B será iniciada em julho no Estado de São Paulo. Cerca de 6,5 milhões dos 15,3 milhões de crianças e adolescentes do Estado ainda não tomaram as três doses contra a doença.

A vacina é distribuída gratuitamente nos postos de saúde da cidade, para pessoas com até 19 anos. São necessárias três doses para garantir a eficácia da imunização. A segunda dose deverá ser tomada um mês após a primeira. A terceira, seis meses depois.

Pesquisa da secretaria indica que 61% dos adolescentes com idades entre 15 e 19 anos não tomaram a vacina. Entre pessoas com idades entre 11 e 14 anos, o percentual de não-imunizados cai é de 58%.

Na cidade de São Paulo, 1,5 milhão dos 3,7 milhões de moradores com até 19 anos não estão vacinados, o equivalente a 44%.

A hepatite tipo B é uma inflamação do fígado causada por infecção por vírus. É transmitida por meio de transfusões de sangue, uso compartilhado de seringas, relações sexuais sem preservativo, contato com sangue ou secreções corporais contaminadas, e no parto.

Os sintomas iniciais da doença são mal-estar generalizado, dores de cabeça e no corpo, cansaço, falta de apetite e febre.