Soldado dos EUA fica ferido em ataque no Iraque

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 3 de setembro de 2003 as 10:34, por: CdB

Um soldado norte-americano ficou ferido nesta quarta-feira após um ataque feito por desconhecidos contra o comboio com jornalistas poloneses que ia para Babilônia presenciar a cerimônia de transferência de comando do setor Centro-Sul do Iraque à força multinacional sob comando polonês.

– Viajávamos de madrugada para Babilônia para presenciar a cerimônia de entrega do setor central à Divisão Multinacional, quando fomos atacados com granadas e rajadas de metralhadoras – informou aos meios de comunicação poloneses o jornalista Pawel Wronski do jornal Gazeta Wyborcz.

“Os norte-americanos que nos escoltavam fizeram nos jogarmos no chão e responderam ao fogo dos atacantes”, acrescentou o jornalista. No ataque um dos soldados que escoltavam os jornalistas ficou ferido em uma perna e sem mais percalços chegaram ao lugar de destino. “O que mais nos impressionou foi que, antes de partir, fomos assegurados de que a estrada pela qual circularíamos era a mais segura do Iraque”, disse Wronski.

No setor do Iraque administrado pela Divisão Multinacional, comandada pelo general polonês Andrzej Tyszkiewicz, estão mais de cinqüenta informadores da imprensa, rádio e televisão polonesa, que relatam o que ocorre nessa zona, na qual opera a brigada Adicional Ultra, sob comando espanhol.