Sharon deixa o Likud e pede antecipação das eleições

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado domingo, 20 de novembro de 2005 as 22:14, por: CdB

Primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon decidiu deixar o partido Likud, afirmou uma fonte do gabinete do premiê, neste domingo. Mais cedo, a Rádio do Exército de Israel informou que Sharon, após uma maratona de discussões com assessores e simpatizantes, tinha decidido sair do partido que ajudou a fundar para disputar as próximas eleições nacionais israelenses, que deverão ser adiantadas de novembro para março do próximo ano.

A fonte informou que a decisão do líder israelense de 77 anos é uma aposta em uma dramática mudança política no país e pode acelerar o processo de paz no Oriente Médio.

– Ariel Sharon decidiu… A decisão dramática, inequívoca, de Sharon é deixar o Likud – informou a rádio citando fontes.

Sharon já começou a fazer contatos junto a aliados políticos para aderir a um novo partido que ele vai comandar, informou a rádio.

A decisão do premiê israelense era esperada durante uma planejada reunião marcada para segunda-feira com membros do Likud. Confidentes têm dito que Sharon quer aproveitar a chance que pesquisas afirmam que ele tem para derrotar o partido trabalhista, de centro-esquerda, nas eleições e então continuar com os planos para encerrar os conflitos com os palestinos. Com isso ele não precisaria se chocar contra os integrantes linha-dura do Likud, contrários à entrega de territórios da Cisjordânia.

A Rádio do Exército informou ainda que Sharon planeja pedir na segunda-feira ao presidente israelense, Moshe Katsav, para dissolver o parlamento e redigir uma moção para antecipação das eleições no país.