Severino quer limpar pauta para votar reforma tributária

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 6 de maio de 2005 as 17:41, por: CdB

O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), está disposto a desobstruir a pauta e votar as sete medidas provisórias que impedem a apreciação de outras matérias.

Ele diz contar com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas o governo quer, antes, alinhavar melhor o acordo em torno da reforma tributária e obter de Severino o compromisso de compartilhar o poder de definir a agenda legislativa.

Veja, a seguir, os principais fatos da semana:

SEGUNDA-FEIRA

— O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe, individualmente, alguns chefes de Estado árabes, que estarão em Brasília para a Cúpula América do Sul-Países Árabes.

TERÇA-FEIRA

— A Câmara tenta retomar a votação das MPs que trancam a pauta do plenário.

— A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa deve votar o referendo sobre o comércio de armas no Brasil. Os partidos pretendem apreciar, ainda, a proposta que elimina a verticalização nas alianças políticas eleitorais.

— Começa a cúpula com países árabes e Lula se reúnes com líderes estrangeiros ao longo do dia.

— Duas medidas provisórias trancam a pauta do Senado.

— Os senadores governistas tentam convencer a oposição a transformar em convite a convocação do ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, para prestar esclarecimentos sobre a Infraero na Comissão de Infra-estrutura.

QUARTA-FEIRA

— A Câmara deve votar a indicação de um deputado para ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), abrindo mais um episódio de disputa contra o governo.

Concorrem à vaga José Pimentel (PT-CE), nome do Palácio do Planalto, e os deputados da base aliada Augusto Nardes (PP-RS), que tem apoio de Severino, Carlos Nader (PL-RJ) e Osmar Serraglio (PMDB-PR).

QUINTA-FEIRA

— Lula se reúnes com o presidente da Argélia, Abdelaziz Bouteflika.