Severino diz que Lula se comprometeu a reduzir medidas provisórias

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 5 de maio de 2005 as 14:47, por: CdB

O presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE), disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se comprometeu a diminuir a edição de Medidas Provisórias (MPs), durante café da manhã no Palácio do Planalto.

“Com relação à pauta, ele se comprometeu a diminuir aquele ímpeto de mandar Medidas Provisórias para a Câmara para que nós possamos realmente trabalhar aqui e ter o melhor resultado para o país”, disse. “Falei ao presidente e ele está consciente que só vai mandar quando for realmente urgência, relevância para que a pauta não tumultue a vida do Poder Legislativo”.

A pauta da Câmara está trancada há mais de um mês por sete Medidas Provisórias e um projeto de lei. A pauta está trancada pelas MPs que tiveram seu prazo tramitação vencido e ganharam prioridade de votação sobre outras matérias.

O deputado disse ainda que não há problemas de relacionamento com o presidente Lula. “Eu sou o presidente da Câmara dos Deputados e ele é o Presidente da República. O relacionamento tem que existir entre um poder e outro. Eu não estou aqui para fazer guerra ao presidente da República, tenho que olhar o que o Brasil necessita”.

Severino Cavalcanti voltou a afirmar que pretende colocar em votação na próxima semana a Reforma Tributária, mesmo sem acordo entre a base aliada e a oposição. “Na próxima semana eu colocarei em votação. Se não tiver bom senso, o plenário é quem vai decidir”, disse. Embora os líderes tenham sinalizado na última terça-feira um acordo para a votação da reforma, a oposição afirma que a apreciação da matéria ainda não é consenso.