Sete pessoas são presas por venda ilegal de animais silvestres

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 1 de novembro de 2006 as 17:25, por: CdB

Sete pessoas, entre comerciantes, caçadores e um funcionário público, foram presas nesta quarta-feira, por integrar quadrilha de venda ilegal de animais da fauna silvestre no Espírito Santo. A operação, batizada de Silvestre, reuniu homens da Polícia Federal e da PM, além de fiscais do Ibama. A meta era prender 15 pessoas.

As prisões ocorreram nas cidades de Vitória, Vila Velha, Guarapari, Marechal Floriano, Colatina, Pancas e Vila Valério. De acordo com a Polícia Federal, a quadrilha era especializada na captura, transporte e venda de animais da fauna silvestre. Eles também estariam envolvidos com exportação ilegal de ovos de papagaios.

O bando ainda é suspeito de capturar filhotes na natureza e vendê-los para criadouros legalizados pelo Ibama como se tivessem nascido em cativeiro. Faria parte do esquema um servidor público, que foi detido. Ele receberia propinas para favorecer alguns dos comerciantes envolvidos.

Os detidos foram levados para a Polícia Federal em Vila Velha (ES) e responderão pelos crimes de formação de quadrilha e crime ambiental. O servidor responderá ainda por corrupção passiva.