Sessão solene empossará futuro ministro do STJ

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 16 de abril de 2003 as 14:34, por: CdB

O futuro ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Teori Zavascki, tomará posse no dia 8 de maio, às 18h, em sessão solene do Pleno do STJ.

Zavascki foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 11 de abril.

Oriundo do Tribunal Regional Federal da Quarta Região (com sede em Porto Alegre), Teori Zavascki ingressa no STJ na vaga decorrente da aposentadoria do ministro Garcia Vieira Pereira, ocorrida em outubro do ano passado.

Natural de Fachinal dos Guedes (SC), Teori Zavascki tem 54 anos. Ele é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1972.

Atualmente ele preside o TRF da 4ª Região, com sede em Porto Alegre (RS). O futuro ministro do STJ atuou como advogado, juiz do Tribunal Regional Eleitoral e professor universitário.

Com a posse de Teori Zavascki o STJ terá 32 vagas preenchidas, faltando apenas uma em aberto que está dependendo de Lula indicar entre os três nomes que compõem a lista tríplice escolhida pelo Pleno do STJ no dia primeiro de abril.

Concorrem à vaga aberta com a aposentadoria do ministro Milton Luiz Pereira, os juízes federais Plauto Afonso da Silva Ribeiro (TRF da 1ª Região), Manoel Lauro Volkmer de Castilho (TRF da 4ª Região) e José de Castro Meira (TRF da 5ª Região).