Serra cita EUA ao pedir comparecimento dos eleitores

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 26 de outubro de 2004 as 20:00, por: CdB

A cinco dias do segundo turno, o candidato a prefeito de São Paulo José Serra (PSDB) pediu novamente que os eleitores fiquem na cidade para votar, apesar do feriado prolongado. E comparou o esforço ao feito nos Estados Unidos, onde o voto é facultativo, e onde as abstenções costumam ser muito altas.

– Como tem um feriadão aí por diante, nós estamos realmente pedindo a todos que votem, independentemente da sua preferência de voto – disse Serra na tarde desta terça-feira durante caminhada pela região da Capela do Socorro, na zona sul da cidade.

– Claro que eu prefiro que votem em mim, mas mesmo que não for, nós gostaríamos que todos comparecessem, porque afinal de contas são os próximos quatro anos que vão ser decididos num domingo.

Serra recorreu até às eleições presidenciais norte-americanas para defender o comparecimento dos eleitores em São Paulo.

– Você está vendo nos EUA agora a luta por maior comparecimento, até porque lá o voto é facultativo. Mas o mundo inteiro quer que nos EUA as pessoas compareçam para votar, para escolher seu presidente – disse.

– Em São Paulo, modestamente, que não tem a importância dos EUA, mas é uma cidade muito importante em si, é fundamental que as pessoas compareçam para expressar sua vontade.

Na próxima terça, após o domingo da eleição, é feriado nacional, Dia de Finados.

A prefeita e candidata à reeleição, Marta Suplicy (PT), decretou ponto facultativo para os servidores municipais na segunda-feira. Além disso, o Dia do Funcionalismo, feriado para a categoria, foi transferido pela petista da próxima quinta para sexta-feira.

Para os tucanos, a sequência de dias sem trabalho, é uma forma de o PT tentar afastar eleitores da cidade, com vistas a prejudicar Serra. Por esse raciocínio, os eleitores com renda mais alta e que votariam em Serra seriam as mais propensas a emendar a viajar.