Seriado brasileiro compete em festival de Genebra

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 31 de outubro de 2005 as 08:50, por: CdB

Uma telenovela brasileira competirá na seção de séries internacionais do festival internacional de cinema e televisão de Genebra Tout Ecran, que será realizada de 31 de outubro a 6 de novembro.

A série brasileira Cena aberta, do cineasta Jorge Furtado, que em cada episódio adapta um texto literário para a televisão participa da seção de Coleções e Dramas.

Furtado compete com Medéia, a última obra do cineasta holandês assassinado Theo Van Gogh; a britânica The Long Firm, de Bille Eltringham; a sueca Kommisionen, de Jonan Grimas; a italiana Mio figlio, de Luciano Odorosio, e Les europeens, que reúne cinco curtas de diferentes produtores.

La sagrada familia, de 2004, o primeiro longa-metragem do cineasta chileno Sebastián Campos, concorre ao prêmio Reflexo de Ouro, dotado com US$ 8.000, concede pela prefeitura de Genebra ao melhor filme.

Na seção oficial, Campos, que recentemente realizou o curta-metragem Zero, compete com outros produtores internacionais, entre eles Stephen Frears, que apresenta seu filme The Deal, de 2003, protagonizado por Michael Sheen e Elizabeth Berrington.

Nesta seção concorrem quatorze filmes, como o suíço-romeno Ryna, 2005), de Ruxandra Zenide; o francês Une Saison Sibelius, de 2005, de Mario Fanfani; o iraniano Paradise Is Somewhere Else, de 2003, de Adsolrasul Golbon, e o americano Love, de 2005, do sérvio Vladan Nikolic, entre outros..

O júri deste festival dedicado ao cinema produzido por ou para a televisão é presidido em sua décima primeira edição pelo realizador britânico Peter Kosminsky.