Senadores americanos defendem direitos humanos na Tunísia

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 25 de fevereiro de 2005 as 06:06, por: CdB

Uma delegação de membros do Senado americano expressou, nesta sexta-feira, ao término de uma visita oficial à Tunísia o desejo de que este país proteja os direitos humanos, e assegurou que foi o que pediram a seus interlocutores tunisianos.

Dirigida pelo senador republicano John Mc Cain, a delegação reiterou que os dois países mantêm muito boas relações políticas, mas “têm pontos de vista diferentes sobre os direitos humanos”.

Mc Cain expressou sua satisfação por serem recebidos pelo presidente tunisiano, Zine al Abidin ben Ali, que lhes disse que em seu país não há presos políticos.

– O presidente Ben Ali nos disse que não existem presos políticos mas, segundo nossas informações, há quinhentas pessoas presas que podem ser classificadas nesta categoria. – insistiu o senador Russ Feingold.

A delegação comemorou a decisão do governo tunisiano de permitir que a Cruz Vermelha Internacional visite as prisões do país, e acrescentou que também delinearam a necessidade “da democratização de Tunísia”.

Os senadores americanos ressaltaram que neste âmbito existe “uma excelente cooperação com a Tunísia”.