Senador quer convocar denunciados por fraude no ministério da Saúde

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 25 de maio de 2004 as 14:28, por: CdB

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM) declarou hoje que apresentará requerimento na Comissão de Fiscalização e Controle da Casa para convocar os principais suspeitos envolvidos em fraudes na licitação de compra de homoderivados do ministério da Saúde, desde que a Operação Vampiro da Polícia Federal foi desencadeada. O parlamentar disse que deve convocar também o ministro da Saúde, Humberto Costa, para prestar esclarecimentos sobre as apurações do caso.

Arthur Virgílio informou ainda que apresentará requerimento para realizar audiências públicas para esclarecer fatos relacionados à execução de convênios pela Associação de Combate à Fome (Ágora). A associação está sendo acusada de fraude. Na revista “Veja” desta semana, a Ágora é denunciada por ter desviado R$ 900 mil dos cofres públicos destinados a programas estaduais de capacitação de jovens. O Senado tem poder de convocação e a recusa pode implicar crime de responsabilidade. Caso o requerimento seja feito como convite, a recusa é aceitável.

O senador afirmou também que está tentando conseguir reunir assinaturas para abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ampla para investigar essas denúncias de corrupção relacionadas ao uso do dinheiro público. São necessárias 27 assinaturas de senadores para que a CPI seja instalada.