Seminário na sede da Fiocruz-RJ lança Projeto Inovação em Saúde

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 3 de junho de 2003 as 16:44, por: CdB

O Projeto Inovação em Saúde, que tem como objetivo colocar o Brasil entre os países mais avançados no campo da produção de medicamentos e reduzir sua dependência externa, será lançado pela Fundação Oswaldo Cruz na próxima semana, dias 9 e 10, durante seminário na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

O projeto está dividido em três áreas: vacinas, medicamentos e reagentes para diagnósticos. O Projeto Inovação em Saúde é resultado de convênio entre a Fiocruz e o Ministério da Saúde.

O médico sanitarista José Gomes Temporão, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e um dos coordenadores do projeto, disse que a inovação pode ser feita melhorando os produtos já existentes ou introduzindo novos produtos e tecnologias.

Temporão explicou que estudo realizado pelo pesquisador da ENSP Carlos Gadelha mostrou que, na última década, o Brasil aumentou sua dependência externa em relação aos produtos de tecnologia avançada.

– No final dos anos 80, nossa balança comercial setorial era negativa em US$ 600 milhões. Em 2001, esse número pulou para US$ 3,5 bilhões – revelou o pesquisador.