Sem acordo sobre data,Record fica sem debate entre Marta e Serra

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 25 de outubro de 2004 as 20:35, por: CdB

Fracassou a tentativa da Rede Record em promover um debate entre os candidatos à prefeitura paulistana nesta semana. A falta de um consenso entre as campanhas de Marta Suplicy (PT) e José Serra (PSDB) sobre a data do encontro impediu sua realização.

– Eles se mantiveram irredutíveis, – lamentou o diretor-executivo do Jornal da Record e coordenador do debate, Dácio Nitrini – O debate está cancelado.

O PSDB se dispunha a participar somente se o debate fosse no dia 28, véspera do debate da Rede Globo, que tem confirmada a presença dos dois candidatos. O PT, por sua vez, queria o dia 26 ou dia 27.

A reunião que selou as chances do debate ocorreu nesta segunda-feira e contou com a participação do presidente do diretório municipal do PSDB, Edson Aparecido, e uma dos coordenadores da campanha de Marta Valdemir Garreta.

No primeiro turno, os candidatos se encontraram em três ocasiões na TV, na Rede Bandeirantes, na Record e na Globo. Agora serão apenas duas. O segundo debate da Bandeirantes aconteceu há 10 dias.

O PSDB alega problemas de agenda de Serra ao justificar a sugestão de apenas um dia como opção para o debate. O PT sustenta que debates em dois dias consecutivos seriam negativos para a preparação dos candidatos e além disso atrairiam menos audiência.

Inicialmente o PT acusou Serra de querer fugir do debate para evitar uma eventual derrota no confronto ao vivo com Marta.

O tucano lidera as pesquisas de intenção de voto com uma margem de 10 a 14 pontos percentuais. O PSDB insiste que para Serra é sempre positivo debater, mas que era preciso conseguir aliar o compromisso com sua agenda de campanha.