Selo reconhece menor consumo de gás

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 14 de dezembro de 2004 as 10:59, por: CdB

O Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet) lançou na noite desta segunda-feira o selo de eficiência energética que será concedido, a partir de 2005, aos equipamentos domésticos a gás que utilizem menos energia em seu funcionamento.

– O selo Conpet de Economia de Energia tem por objetivo estimular a fabricação e a comercialização nacional de equipamentos mais eficientes, indicando ao consumidor aqueles que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro da cada categoria – disse o secretário-executivo do Conpet e diretor de Gás e Energia da Petrobras, Ildo Luis Sauer.

A expectativa do Conpet, um programa do governo federal operacionalizado pela Petrobras, é que o selo tenha o mesmo grau de reconhecimento do selo Procel (do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), concedido a eletrodomésticos que são energeticamente eficientes.

– O Conpet já tem feito um trabalho significativo na área de transportes, onde tem proporcionado redução significativa do consumo de diesel. Cerca de 300 milhões de litros de diesel estão sendo economizados por ano. O selo Conpet representa um avanço nessa busca da racionalização do uso de derivados de petróleo e gás natural – disse Sauer.