Segurança será prioridade nos Jogos de Londres

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 14 de julho de 2005 as 11:09, por: CdB

Os preparativos de segurança para a Olimpíada de 2012 será a prioridade máxima dos organizadores, segundo o presidente do Comitê Olímpico de Londres, Sebastian Coe.

A segurança já tinha grande importância no programa antes mesmo dos ataques suicidas em Londres na semana passada que deixaram mais de 50 mortos, porém nenhum mudança foi anunciada no esquema de segurança, disse Coe.

– A segurança sempre esteve entre as prioridades – disse Coe em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, após reunir-se com o premier de Nova Gales do Sul, Bob Carr, que supervisionou os Jogos de Sydney em 2000.

– Em termos práticos, a Olimpíada depende disto.Vamos estar atentos a todos os aspectos relativos à segurança. Nada foi alterado – disse Coe.

Apenas um dia após a vitória de Londres na eleição para sede dos Jogos Olímpicos de 2012, a capital britânica foi atingida por quatro atentados suicidas que também deixaram mais de 700 feridos, na quinta-feira.

Carr disse antes dos Jogos de Sydney os organizadores estiveram na Grã-Bretanha para aprender sobre segurança com os ingleses.

– Em 2000, a Austrália estava muito longe do terrorismo – disse Carr, lembrando a experiência de Londres em lidar com as bombas do Exército Republicano Irlandês (IRA).

– Os britânicos precisam aprender muitas coisas, mas não sobre segurança – acrescentou Carr.

Uma divisão especial da polícia britânica trabalhou nos Jogos de Sydney e também na Olimpíada de Atenas no ano passado. Keith Mills, presidente dos Jogos Londres 2012, disse que a Vila Olímpica de Londres deve seguir o exemplo de Sydney, levando o maior número possível de instalações para um mesmo local.

– É isso que os atletas desejam e o melhor modelo de segurança – disse ele.