Segundo turno entre Dilma e Aécio é confirmado pelas urnas de todo o país

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado domingo, 5 de outubro de 2014 as 20:29, por: CdB
Dilma Rousseff
Dilma Rousseff disputará o segundo turno contra Aécio Neves

Com a apuração praticamente encerrada, os eleitores brasileiros colocaram a presidenta Dilma Rousseff (PT) em primeiro lugar, com 41% dos votos válidos, mas levaram a eleição presidencial para o segundo turno com Aécio Neves (PSDB). Com 81% das urnas apuradas, a petista somava 41% dos votos, enquanto o tucano tem 35%. Marina Silva (PSB/Rede Sustentabilidade) desidratou-se mais do que o previsto nas últimas pesquisas de intenção de voto e fecha sua participação com pouco mais de 20%.

Coordenadores da campanha petista aconselhavam Dilma Rousseff a se pronunciar ainda na noite deste domingo, mas somente depois que Marina jogue a toalha. Segundo integrantes da campanha petista, ouvidos pela reportagem do Correio do Brasil, Dilma manterá o discurso que arrebatou mais de 40 milhões de votos ao confirmar sua presença no segundo turno.

O comitê de Dilma prefere aguardar o tom da adversária, que já havia tecido duras críticas à campanha petista, para conferir se ela manterá o tom agressivo. Os petistas esperam que Dilma faça um aceno já no pronunciamento em direção à ex-ministra do Meio Ambiente, de olho em um possível apoio da candidata no segundo turno.

A derrota de Aécio Neves, em Minas Gerais, Estado que governou por dois mandatos e elegeu o sucessor, em 2010, significou um duro golpe para o tucano na segunda etapa destas eleições. Ainda assim, em São Paulo, a votação de Neves também superou a previsão captada pelas pesquisas de intenção de votos.